quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

GREVE PELA MORADIA (I): estudantes e professores decidem paralisar curso de Ciências Sociais



 
Nota dos Alunos de Ciências Sociais sobre a paralisação das atividades do curso


Os estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reunidos em Assembleia Estudantil extraordinária no dia 02 de dezembro de 2013, às 15h40, deliberaram pela paralisação das atividades ordinárias do curso como forma de declarar sua indignação frente ao descaso da administração superior desta Instituição de ensino por uma assistência estudantil de qualidade.


Os alunos Josemiro Oliveira, graduando de Ciências Sociais, Daniel Fernandes, do curso de Turismo, em greve de fome há 7 e 3 dias respectivamente e tantos outros que já se prontificaram a assumir tal atitude considerada por muitos como radical, representam a indignação que nós todos compartilhamos frente aos mandos e desmandos dessa gestão autoritária, traduzida na figura despótica do Reitor Natalino Salgado Filho.


Pouco aberto ao diálogo com os estudantes e intransigente as demandas que não configuram de seu interesse, o reitor Natalino Salgado ordenou que a obra da Casa dos estudantes dentro do Campus do Bacanga seja agora a Pro Reitoria de Assistência Estudantil.


É importante frisar que não somos contrários a existência de tal instância, entretanto a Casa dos Estudantes dentro do nosso Campus é uma bandeira de luta histórica e uma necessidade urgente dos atuais e futuros universitários, e dos muitos, que não assistidos, desistem dos seus estudos bem como outros que sequer consideram a possibilidade de ingresso à Universidade pela impossibilidade de manter suas necessidades básicas de moradia, transporte e alimentação.


Não retornaremos às atividades regulares até que o nosso objetivo, a casa de estudantes dentro do campus do Bacanga, seja entregue. Até lá apoiaremos o movimento e convocamos todos os alunos da UFMA, professores e sociedade civil a encampar esta batalha.


São Luís, 02 de dezembro de 2013.

POSIÇÃO OFICIAL DO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA SOBRE A LUTA PELA MORADIA ESTUDANTIL NO CAMPUS 

QUANTOS JOSEMIROS e DANIEIS SERÃONECESSÁRIOS PARA QUE A ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ATENDA AS DEMANDAS DOS ALUNOS?


A Universidade é lugar de crítica, do debate, da aventura. Quando a Administração Superior da Universidade se recusa a dialogar com a comunidade acadêmica ou um segmento dela, fecha um círculo que não deveria se fechar nunca. Sai a crítica, o debate, e no seu lugar resta o obscurantismo e o autoritarismo.
 
Os alunos, Josemiro Oliveira, do curso de Ciências Sociais, e Daniel Fernandes, do curso de Turismo, entraram em greve de fome, último recurso para verem atendidas uma necessidade básica de todo ser humano: o direito à moradia. Muitos outros estão dispostos a seguir com esta alternativa de luta que coloca em risco a integridade física e mental, podendo trazer riscos permanentes de saúde a estes alunos. A greve de fome é um recurso extremo utilizado na história da sociedade humana como o último grito/silencioso de vozes que não conseguiram mais se fazer ouvir.

Neste sentido informamos que a Assembleia Departamental reunida extraordinariamente no dia 03 de dezembro de 2013 decidiu, unanimamente, apoiar a decisão tomada pelos alunos do curso de Ciências Sociais de paralisarem as atividades do curso por compreendermos ser completamente impossível manter a normalidade das atividades diante de uma situação de tamanha gravidade e risco.  
Apelamos, portanto, para que a Administração Superior da Universidade, o Reitor Natalino Salgado, se sensibilize com o ato dos alunos e atenda imediatamente a reivindicação que apresentam, para que possamos voltar às atividades que constituem a razão de ser da Universidade: a produção do conhecimento, o debate. Com essa atitude, o Reitor demonstraria uma capacidade de administrar, ouvindo os apelos da Comunidade Universitária, que só enriqueceria a sua gestão. Afinal não é demérito nenhum atender a reivindicação dos alunos e destinar a casa que foi construída no CAMPUS, para a moradia estudantil, condição para a permanência desses alunos na Universidade. 
 
Departamento de Sociologia e Antropologia —DESOC—.
São Luis, 03 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário: