quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PLIN-PLIN! TAL COMO A GLOBO?? C.A de Direito REPUDIA site da UFMA: "estamos buscando todas as formas possíveis de solicitarmos a retirada dessa notícia."


 

O Centro Acadêmico 1º de Maio (CAIM) emitiu nota lamentando notícia postada no site da UFMA, apelidado pela comunidade acadêmica como "Blog do Natalino" por só publicar as notícias sob seu interesse.

No texto publicado no grupo de discussão dos estudantes de Direito da UFMA, o CAIM "repudia a nota acerca da I Semana Acadêmica de Direito, publicada no portal da UFMA [...]
A opinião emitida na nota em questão não representa o real posicionamento dos membros do CAIM, visto que, ao contrário do que é narrado, não fomos consultados acerca de qualquer infomação veiculada"

No jornalismo - publicar declaração falsa, isso pode Arnaldo?

Confira abaixo, a nota do Centro Acadêmico que, ao adotar uma posição de extremada cautela sobre a luta pela residência estudantil dentro do campus, acabou por despertar uma onda de reclamações entre os estudantes do curso, que decidiram se autoconvocar em Assembleia Geral Extraordinária de Estudantes, para esta quinta-feira (5/12), às 18h, ao lado da sala da xerox de Direito para decidir sobre a posição dos estudantes sobre o caso.


                           NOTA DO CAIM


A Gestão AIRUMÃ vem, através deste, prestar esclarecimento acerca da nota anterior, bem como repudiar a nota a cerca da I Semana Acadêmica de Direito, publicada no portal da UFMA.

Reiteramos, como consta em manifestação precedente, que a destinação do prédio em questão, para o Centro Multidisciplinar de Assistência Estudantil, foi legal. De forma que isto foi consenso entre os procuradores da UFMA, o defensor público Yuri Costa, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e da OAB-MA, as quais apoiam integralmente o movimento e, mesmo assim, não contestam o aspecto jurídico levantado.

Contudo, avaliando o mérito político e humanístico da questão, indubitavelmente, reconhecemos que é urgente e imprescindível assegurar uma assistência estudantil alicerçada no princípio da dignidade humana, a fim de garantir processo de formação superior adequado. Dessa forma, defendemos veementemente que TODOS os mecanismos, para efetivar a demanda arduamente requerida pelos discentes, sejam exauridos com o intuito de garantir a redestinação do prédio à Casa dos Estudantes.

Ademais, lamentamos a emissão da nota “Representantes do curso de Direito contabilizam prejuízos gerados pela manifestação”, veiculada no portal da UFMA no dia 03/12/2013, às 19h40min, uma vez que esta gestão acredita que o adiamento da I Semana Acadêmica do Curso de Direito constituiu prejuízo ínfimo comparado a causa da residência estudantil levantada pelos manifestantes nos últimos dias. Esclarecemos, pois, que a opinião emitida na nota em questão não representa ao real posicionamento dos membros do CAIM, visto que, ao contrário do que é narrado no portal, não fomos consultados acerca de qualquer informação veiculada.

E estamos buscando todas as formas possíveis de solicitarmos a retirada dessa notícia.

Em tempo, aproveitamos a oportunidade para ressaltar que é objetivo de nossa gestão estar próxima e respeitar as diferentes opiniões de nosso curso. Sob essa perspectiva; em conjunto, decidimos promover um diálogo mais efetivo com os estudantes que representamos acerca dos últimos acontecimentos em nossa Universidade. Para isso, no exercício das atribuições do Centro Acadêmico I de Maio, convocamos a Assembléia Geral dos Estudantes – respeitando os prazos dispostos no Estatuto do CAIM – para o dia 09 de dezembro de 2013 (segunda-feira); com a primeira chamada às 13h30min, e segunda chamada às 14h00min (segue em anexo o edital de convocação).



                             Leia abaixo a nota publicada no portal da UFMA:

Representantes do curso de Direito contabilizam prejuízos gerados pela manifestação

O reitor lamentou o adiamento da primeira semana acadêmica do curso e os transtornos que têm sido causados a toda a comunidade acadêmica da Universidade

SÃO LUÍS - Em reunião após a coletiva de imprensa realizada, ontem pela manhã, no Palácio Cristo Rei, o reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Natalino Salgado Filho, recebeu representantes do Centro Acadêmico e professores do curso de direito para discutir a manifestação, que está acontecendo na instituição e que está resultando na greve de fome de vários alunos como uma forma de protesto. A manifestação resultou no adiamento da realização da primeira semana acadêmica do curso por falta de condições técnicas.
Durante o encontro, o reitor Natalino Salgado destacou que o prédio, que tem sido alvo das reivindicações dos estudantes universitários, foi construído para ser um espaço interdisciplinar - um centro de assistência estudantil, que vai servir à comunidade da UFMA como um todo, ressaltando a inviabilidade jurídica de transformação do espaço em residência estudantil, como tem sido reivindicado pelos estudantes.
Entre as outras pautas discutidas, o estado de saúde de Josemiro Oliveira – estudante do curso de Ciências Sociais, que deu início ao movimento de manifestações, na Universidade, no último dia (26), foi apresentado pelo reitor que classificou o seu estado clínico como estável, apesar do universitário seguir internado no Hospital Universitário (HUUFMA). Sobre o adiamento da I Semana Acadêmica de Direito, que deveria ter tido início, no dia (2) de dezembro, no auditório central, na Cidade Universitária da UFMA, o reitor lamentou que os incidentes causados pela ação dos manifestantes tenham gerado transtorno ao evento, que foi remarcado para a próxima segunda feira (9).
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Luciléia Gonçalves França, “Toda manifestação é legítima, desde que não prejudique a população. E, isso significa não ferir o direito de ir e vir das pessoas, fato que aconteceu,ontem, durante a realização das manifestações”, declarou.

Nenhum comentário: