quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Igor Lago - O imbróglio continua…






DIVÃ MARANHENSE 8 (Dezembro 2013)



O sarneyísmo e os seus dissidentes estão mergulhados na dúvida(?) de quem obterá o tão cobiçado apoio petista, partido que já ocupa há quase 11 anos o Palácio do Planalto.
O PT, ao chegar ao poder federal, esqueceu as reformas e se entregou à política assistencialista. As profundas mudanças anunciadas se resumiram à mesmice de sempre, a de se tocar o governo sob a ótica do imediatismo e da demagogia. A ética e os valores republicanos nunca foram tão pisoteados.
O PT, obviamente, vai decidir aquilo que for melhor para a reeleição da presidente Dilma. E isto inclui os arranjos estaduais com o PMDB, principal partido aliado, e os outros vários partidos de médio e pequeno porte.
As decisões não são baseadas de forma programática mas, sim, pragmática. O que importa é ganhar a eleição, manter o poder e fazer de tudo para perpetuar-se nele.
Daqui a três dias, alguns petistas poderosos completarão 1 mês de prisão como resultado do julgamento do Mensalão.
Um deles, o então poderoso dirigente partidário e ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, todos sabem, sempre foi guru do representante dos dissidentes do sarneyísmo Flávio Dino e amigo de longa data dos Sarneys (pai e filha).
Não podemos ter dúvidas. Mesmo lá de dentro da Papuda, José Dirceu, que após a saída do governo em 2005, para evitar que o escândalo envolvesse a figura presidencial, se tornou um dos maiores consultores (para não dizer lobista!) da era Lula-Dilma, ainda preserva a sua influência no Partido dos Trabalhadores.
Não sei se já foi ou será visitado.
Mas, independentemente desse detalhe, o chefe é o outro, e está por aí a vangloriar-se e ser vangloriado com títulos e honras. Está livre, leve e solto. E este é quem vai decidir (se é que já não decidiu!) o imbróglio.

Igor Lago, 12/12/2013.

Nenhum comentário: