terça-feira, 7 de abril de 2009

As estranhas notas do Estado Maior...

As duas notas abaixo, publicadas em destaque na abertura da Coluna Estado Maior, principal coluna política do jornal da oligarquia - O Estado do Maranhão, revelam um estranho descompasso entre os critérios jornalísticos de noticiabilidade adotados pela coluna e os principais jornalistas do esquema Sarney.

É de grande relevância e destaque no Estado Maior. Mas não merecem nenhuma linha nos blogues do Imirante, independentes ou aliados assumidos à oligarquia...

O que estaria por trás do silêncio sepulcral?

Para ficarmos no bom jornalismo: seria a discrepância entre a notícia e o real? Uma ilação do jornal que nem mesmo seus jornalistas mais fiéis crêem?

Confira as notas. Na primeira, o argumento de que Lula não vem ao Maranhão por incompetência de Jackson Lago que não consegue trazê-lo (cômico, não fosse o veto dos Sarneys à vinda de Lula a São Luís!). Na segunda, o tal "bate-boca em tom elevado" entre Aziz Santos e o governador Jackson Lago.

Estado Maior (05/4/2009) - "Prefeito vê tempos de paz"

A constatação é do prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando, depois de participar esta semana, em Brasília, de mais uma reunião com Roseana Sarney e a classe política, na casa dela, onde a senadora se prepara para assumir o governo do Maranhão, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Jackson Lago por abuso de poder econômico e político.

Segundo Luis Fernando, “ninguém espere revanchismos por parte da futura governadora, porque o espírito da guerreira é de paz”. Contou que Roseana tem dedicado todo o tempo a estudar a atual situação do Estado e o que está acontecendo no governo.

- Ela está preocupada, mas otimista - contou o prefeito de São José de Ribamar.Para Roseana, o governo Lula tem conseguido enormes avanços no Brasil inteiro. Ela lamentou apenas que o reflexo dessa ação no Maranhão tenha sido muito pequeno, “porque o governador foi incapaz de trazer o presidente aqui”. Ou “de levar a ele nossos problemas com propostas para solucioná-los”, reproduziu o prefeito maranhense. “O Maranhão é o único Estado do Brasil que Lula não visitou”, declarou a senadora.

- Está muito perto de Roseana voltar. É questão só de mais alguns dias. E ela voltará trazendo a paz, devolvendo a segurança à nossa gente. É só aguardar, os bons tempos estão voltando - concluiu Luis Fernando, dizendo ainda que “o povo maranhense dará à futura governadora o apoio necessário ao tamanho das suas esperanças”.


Estado Maior (06/4/2009) - "Conflitos no arraial balaio"

"Desde o início da tarde de sexta-feira, uma forte onda de rumores vem circulando fortemente nos bastidores da política estadual, mais enfaticamente nas “trincheiras balaias” do governo do PDT. Os disse-me-disse dão conta de que já não seriam tão fortes os laços que sempre ligaram o governador Jackson Lago e o seu guru e homem-forte do governo, Aziz Santos.

O rumor mais forte fez circular que na tarde do dia 3, já findando o expediente palaciano, o governador Jackson Lago teria chamado o secretário de Planejamento às falas, por motivo não revelado. A conversa teria desandado, para se transformar num bate-boca em tom elevado. Segundo uma fonte governista, em dado momento, o governador teria demitido o secretário, que reagiu em tom de desafio. A coluna não conseguiu confirmar os boatos.

É fato que o governo está dividido. Os chefes do movimento da “libertação” já não se entendem, e é visível que o governo estadual está mergulhado numa crise de insegurança quanto ao futuro, provocada pela cassação do governador Jackson Lago. Este, por sua vez, dá mostras de que não tem o controle da situação, permitindo que aqui e ali uma confusão consuma o lastro de estabilidade sobre o qual se mantém o governo.

Há tempos já se sabia que o governo vinha sendo corroído por desavenças internas. A confirmação dessa situação de conflito interno veio a público há três semanas, num artigo em que o ex-vereador Haroldo Sabóia, hoje hospedado no PT, desanca o secretário Aziz Santos, responsabilizando-o por todas as mazelas - que são muitas - da gestão de Jackson Lago, chegando a cobrar a demissão dele ao governador. O tom do artigo evidenciou que Sabóia foi somente usado como porta-voz de segmentos petistas e pedetistas que vêem nas ações de Aziz Santos - controlador da chave do cofre - o já atingido calcanhar de Aquiles do governador Jackson Lago.

Não será surpresa, portanto, se o suposto “arranca-rabo” entre Jackson Lago e Aziz Santos vier a se confirmar."

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom você se infomrmar e comprovar, para depois postar em seu blog, pois o considero uns dos blogs mais bem conceituados e respeitados!!!!!!!!!
Não se deixe levar pelas falsas e caluniosas informações do estado maior, ou seja, o Jornal da mentira.