quarta-feira, 15 de abril de 2009

Balaiada ocupa Brasília. Plenária hoje às 18h nos Bancários. Na quinta, é no Palácio dos Leões

Ontem, o Movimento Balaiada pela Democracia marcou presença em Brasília, em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá, realizou uma vigília cívica e um abraço ao TSE. Clama-se pela sensatez dos ministros em calcular corretamente a saída para o embróglio eleitoral que a oligarquia criou no Maranhão: golpe judiciário em única instância em mandato popular do governador Jackson Lago, seguido de posse ilegítima de candidata ré confessa em prática de crime eleitoral.

Relata a jornalista Beatriz Bíssio, que acompanhou o movimento:

"Hoje [quarta-14/4], estava na pauta do Superior Tribunal Eleitoral (STE) a análise dos recursos encaminhados pelos advogados da defesa do Governador Jackson Lago. Sem nenhum pudor nem respeito pela própria Justiça, os correligionários da senadora Roseana Sarney já estavam anunciando a toma de posse dela no Governo do Maranhão para o dia de amanhã.

Mas, nenhuma batalha se ganha nem se perde na véspera.

Decididos a levar aos ministros a sua mensagem, os movimentos populares do Maranhão organizaram uma vigília cívica diante da sede do TSE em Brasília. Aos poucos foram chegando os populares ao TSE, com bandeiras do Maranhão, bandeiras do Brasil e também as bandeiras dos respectivos movimentos, entre os quais o mais numeroso era o MST.

Foi feito um grande círculo, e, de mãos dadas, todos cantaram músicas tradicionais das lutas populares, entre elas, aquela que ficou imortalizada nos anos da resistência à ditadura, de Gerardo Vandré, "Para não dizer que não falei de flores", puxadas por um violeiro. Foi também feita uma oração, para que Deus iluminasse os ministros que estão julgando os recursos; foi rezado um pai nosso, e também, ao som de uma flauta doce, foi cantado o Hino Nacional.

Depois a roda começou a andar - com a bandeira do Maranhão na frente - e foi feito um abraço simbólico ao prédio do TSE. Uma vigília singela, mas carregada de simbolismo e de emoção.

Dois camburões da polícia que foram chamados e chegaram às pressas pouco depois da concentração dos populares ter começado não tiveram trabalho nenhum: a intenção dos maranhenses e amigos do Maranhão lá presentes não era agredir ninguém. Nem fazer baderna.

Era simplesmente levar a sua mensagem e a sua reivindicação a um Tribunal que tem a enorme responsabilidade de julgar recursos que podem mudar a história de um Estado como o Maranhão."

O deputado Domingos Dutra (PT/MA) e a deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) repercutiram as ações realizadas em Brasília.

Hoje, ainda em Brasília, prossegue a mobilização pela Democracia no Maranhão. Haverá distribuição do Jornal Balaiada na Câmara dos Deputaodos e visita ao Senado Federal. Ainda pela manhã, haverá um grande ato no auditório Nereu Ramos(Camara dos Deputados), cerca de 500 militantes do MST estão mobilizados. Trata-se do Dia Nacional do Luta dos Sem-Terra em referência ao massacre de El Dourado dos Carajás. A questão do Maranhão será a pauta principal do Ato.

Plenária hoje às 18h.
Mobilização amanhã no Palácio dos Leões


Às 18h desta quarta-feira, no auditório dos Bancários, acontece plenária popular do Movimento Balaiada. O objetivo é preparar a mobilização para a quinta-feira, quando está prevista a apreciação dos recursos da Frente de Libertação pelo TSE.

Na quinta, a partir das 17horas, o acampamento Balaiada será o ponto de encontro da resistência pela Democracia no Maranhão. Todos estão convidados!

(Colaborou Beatriz Bíssio, de Brasília)

Nenhum comentário: