terça-feira, 28 de abril de 2009

Qualidade do Secretariado de Roseana é do tamanho da legitimidade do mandato: (parte 1) a Secretaria da Mulher

A professora Meire Ferreira (UFMA) é uma das mais respeitadas militantes feministas maranhense. É dela a crítica firme que, certamente, vem contribuindo para a possível saída de Paulinha Lobão do secretariado roseanista: "Secretaria da Mulher deve implementar políticas públicas e não ensinar cozinhar, bordar e maquiar".

A professora Meire analisa ainda:

"O secretariado anunciado por Roseana Sarney deixou todos perplexos, a nossa perplexidade chega a susto pela forma como tem se dado à escolha dos futuros gestores públicos. Fica a certeza que não houve critérios de escolha em grande parte das secretarias, mas a escolha de Paulinha Lobão nos remete a muitos questionamentos.

O que Roseana considera como políticas para as mulheres?

O perfil da futura secretaria reflete uma falta de conhecimento com as lutas feministas e um equívoco com a proposta da Secretaria da Mulher, criada com todo o cuidado a partir da organização de mais de 30 anos dos movimentos de mulheres neste Estado.

A Secretaria da Mulher tão bem conduzida pela companheira Lourdes Leitão Nunes Rocha refletiu nestes 2 anos e quatro meses de trabalho os anseios das lutas feministas travadas neste Estado nas últimas décadas. É bom lembrar (nossa memória às vezes falha) que durante todo o governo de Roseana Sarney protocolamos inúmeras audiências públicas para ser ouvidas e atendidas em nossas reivindicações. Não fomos recebidas nenhuma vez pela governadora.

O descaso com os movimentos sociais que sempre norteou a atuação de Roseana Sarney se traduz neste momento com a indicação de uma secretária que não tem perfil, compromisso e desconhece os princípios históricos da luta das mulheres.

Não queremos uma secretaria que vai nos ensinar a achar marido, ou vai nos ensinar a fazerem bordados ou aprender as formas de fazer a melhor maquiagem.

A Secretaria Estadual da Mulher pensada no governo de Jackson Lago planejou inúmeros projetos e delineou várias políticas que constam no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres aprovada pelo então governador a partir do resultado das Conferencias Municipais e da Conferencia Estadual no qual participamos ativamente.

É doloroso ver este projeto interrompido e pelas declarações da governadora isso não é importante. O importante é apagar a memória do que foi feito nos 2 anos do Governo Jackson"

Em entrevista ao blogue de Robert Lobato, Meire detalha mais suas opiniões sobre o papel da Secretaria da Mulher. Leia mais aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

essa meire é uma frustada,não vejo lá essas coisas que essa secretaria fez.Sou de Cururupu e aqui não teve nehuma atuação,apenas foram no municipio criar esse conselho que não funciona,as reuniões nunca levaram a nada...para se gerenciar algo não precisa ser do 'QUADRO" precisar ter compromisso e vontade de fazer,se fosse assim não teriamos o governo de Lula uma atuação brilhante.Votei em Jackson,mas vamos ser sinceros e honestos com nós mesmos,não fez nada essa é que é a verdade.

Anônimo disse...

Chamar a Meire de frustrada é, no mínimo, alienação de quem escreveu o comentário. Deve ser um homem machista e atrasado ou uma mulher que morre de medo do marido, só diz "Sim senhor". Quanto ao à crítica ao governo, concordo em parte. Não acho que a SEMU tenha sido ineficente. Pior foi aquela Minas e Energia, cujo secretário só funcionava com a pilha fraca que Lobato colocava nele.
Fátima Silva, servidora do Município.