domingo, 12 de abril de 2009

Senadora pif paf paga pra mentir

Por Marcio Jardim(*)

O dicionário Aurélio nos ensina que mentir “é afirmar coisa sabidamente contrária a verdade”. A mentira “é engano, fraude, falsidade”. Já a sabedoria popular sempre nos diz que mentira tem perna curta, ou seja, que a verdade sempre prevalecerá, cedo ou tarde. E quase sempre aparece nos rastros daqueles que fazem opção pela mentira ou pela distorção dos fatos.

Chefe do sinistro ministério da propaganda nazista de Hitler, Josef Goebbels, dizia que “uma mentira mil vezes repetida vira verdade”. Há aqui o que de mais abjeto, mais deplorável e aético pode existir naqueles que tem o dever de informar a partir do trabalho com a informação real. Essa máxima fez escola, e no Maranhão ela é vivida à risca por aqueles que seguem a cartilha da mentira do esquema Sarney, através do que eles próprios chamam de “sistema”, o Sistema Mirante de Comunicação. Um poderoso sistema/esquema de comunicação que envolve uma rede de TV’s, Rádios e Jornal impresso.

Para atender aos seus inescrupulosos interesses não hesitam em atingir a honra de pessoas e famílias, ofender homens e mulheres de bem, achincalhar, atacar da forma mais vil possível a honra do governador Jackson Lago, sua família e seus mais leais colaboradores. Enfim, lançam toda sorte de mentiras para atingir quem não reza na cartilha do pai, do filho, da filha ou do genro desse poderoso esquema.

Como procuro sempre entender as coisas sob uma ótica marxista do processo histórico, vou separar a maioria dos profissionais desse esquema dos seus patrões, separá-los na relação capital versus trabalho. Distingui-los entre aqueles que detém os meios de produção (os meios de divulgação das mentiras), e aqueles que vendem sua força de trabalho (mentem pelos patrões).

Sobre esta relação e a opção que muitos fazem por cumprir esse deprimente papel, também os entendo numa leitura marxista, quando Marx trata desta questão no tema da alienação.

Logo, quero dizer que respeito os profissionais que lá vendem sua força de trabalho honestamente (diferente dos que “avançam” e vendem até suas consciências) para o esquema mirante de comunicação. Mas se por um lado tenho por esses trabalhadores algum tipo de respeito, o mesmo não posso dizer de seus patrões.

O despudor com que os veículos de comunicação de propriedade da Senadora Roseana Sarney tem atacado membros do Governo Jackson, bem como àqueles que não se rendem nem os temem, tem um único sentindo de criminalizá-los, de tentar projetar para opinião pública uma imagem distorcida de fatos e mentirosa sobre pessoas que, como atores sociais e seres humanos, em nada tem sua conduta parecida com as dos Sarney’s e Murad’s da vida.

Darei aqui alguns exemplos dessa sórdida campanha “mentiriana” que tem sido feita contra mim:

1) Em dezembro, no início do processo de julgamento de cassação do Governador Jackson lago, uma equipe de TV da Mirante chegou ao acampamento balaiada (em frente ao Palácio dos Leões) totalmente descaracterizada, note bem, descaracterizada!! E eles bem sabem que isto é incomum aos seus padrões de cobertura externa. Em face do clima de tensão que existia, cuja responsabilidade é deles - pois passaram todo esse tempo incitando a violência - solicitei que o cinegrafista se afastasse do ambiente pois havia um clima de hostilidade mútua e da forma como ele estava ali poderia gerar algum tipo de tumulto. Pois bem, o esquema de mentiras deles divulgou com alarde que eu havia tentado agredir uma equipe de TV do esquema mirante. Como mentira tem pernas curtas e contra fatos não há argumentos, quem tentou vender uma enganação foi desmentido por si próprio, pois as imagens do episódio (gravadas e divulgadas por eles) não deixam dúvidas. Quem assistiu aos quase dez minutos de vídeo do ocorrido foi incapaz de encontrar uma só ofensa ao profissional que ali estava, bem como a qualquer outro profissional da Mirante, pois os tratei e os trato com respeito. Quanto aos seus patrões, reafirmo: não posso dizer o mesmo.

Não é de meu conceito político nem de minha conduta qualquer aceitação ao cerceamento da mais ampla liberdade de manifestação e livre expressão de opinião. Relembro aqui um episódio ocorrido anos atrás, durante encontro estadual do PT, no Praia Mar Hotel, quando um desses blogueiros da mirante foi escurraçado do ambiente pelo então presidente do PT, Washignton Luiz. Tal atitude de escurraçamento do blogueiro mereceu o meu repúdio. Repúdio este, na época, registrado pelos veículos de comunicação do esquema Sarney, que elogiaram minha atitude nos mesmos espaços em que hoje mentem a meu respeito.

2) Divulgaram também com grande estardalhaço, um suposto “barraco” que eu teria promovido na lanchonete “Ali babá”, no São Francisco, onde (supostamente) teria tratado mal uma atendente. Como isto não foi dito no blog “mentiriano” que se prestou a tal esparrela, esclareço que a invencionice partiu de um conluio entre o blogueiro e os elementos Rômulo Murad (sobrinho de Ricardo Murad) e Rogério Cafeteira (sobrinho de Cafeteira) , que também atende pela alcunha de “porcão”, que estavam atocaiados no referido local. Farei apenas referência às fontes. Quanto ao primeiro notabilizou-se por protagonizar um escândalo nacional: era prefeito de Coroatá e no mesmo período fazia faculdade em São Paulo. Pode? Quanto ao segundo, o sobrenome pelo qual atende já diz tudo. E quanto ao DNA político dos dois... uma pocilga.

O fato é que dois dias depois voltei ao local e fui surpreendido por uma pergunta da Creuza, antiga funcionária da lanchonete: “Marcio, que confusão foi essa que teve aqui contigo que alguns vieram aqui me perguntar?”. A pergunta da minha querida Creuza responde tudo. Estávamos ali, eu e a Creuza, diante de um dilema kafkiano.


3) Mais recente, no último dia 31 de março, houve um protesto em frente ao Convento das Mercês, um monumento histórico cujo patrimônio a família Sarney surrupiou para si. Um protesto que nada houve além de discursos e palavras de ordem. Pois bem, o sistema “mentiriano” de comunicação dedicou-se , através de seus radialistas, blogueiros e etc... a me atacar impiedosamente por suposta tentativa de invasão ao “convento dos mercenários”. Mas como uma imagem vale mais que mil palavras, os próprios “mentirianos” ficaram de pernas curtas diante de tamanha leviandade. No mesmo post do blog que fala da “tentativa de invasão” publicaram fotos que nada tem a ver com tal intenção.

Não que não exista na subjetividade das centenas de manifestantes que ali foram ( e de milhares de maranhenses que não estavam lá) vontade de retomar para o bem público o que lhes foi surrupiado. Mas não havia objetivamente determinação para ocupar aquele prédio. Tudo não passou de uma grande farsa montada e difundida pelo “esquema mentira de comunicação”, com o intúito de tirar o brilho do grande ato pela democracia e contra o golpe da cassação realizado naquele dia na Praça Deodoro. E na farsa, alguns do esquema “ladraram”, incitando violência física contra mim.

Cito estes exemplos apenas para ilustrar o quanto esse “esquema de comunicação” mente, falseia, distorce, frauda, inventa, manipula e tanto mal faz ao Maranhão.

Lamento profundamente que “profissionais” (alguns estão mesmo se profissionalizando em mentiras - muitos conheço inclusive desde os tempos de faculdade) se prestem a vender sua força de trabalho (dessa forma) a tal esquema. Sei a serviço de que e de quem estão.

A todo custo querem fabricar uma criminalização de alguns, para justificar ações futuras, num hipotético governo Roseana (caso, é claro, ela venha tornar-se governadora biônica). Querem limpar-se da Lunus, do desvio da Paulo Ramos Arame, do Pólo de Confecção de Rosário, entre tantos outros escândalos de desvio de dinheiro público, às custas do enlameamento de pessoas com condutas e trajetórias honradas e respeitadas.

Sei que para tanto, ela os paga, e por ela, vocês mentem ( repito: não me refiro a todos , sei que lá tem gente séria e que merece todo respeito. Refiro-me a alguns que mais que sua força de trabalho vendem a própria dignidade). Mas é a opção de cada um. Eu, nem na minha mais adversa busca pela sobrevivência venderia a minha dignidade. Cada um com as suas escolhas. No caso destes que se esforçam para tentar macular minha história e conduta, pudera!!! Eles tem como patroa alguém politicamente medíocre e intelectualmente débil. É bem claro o jogo PIF PAF de vocês: ela paga, vocês mentem!!!!

(*) Marcio Jardim, professor da rede pública estadual de ensino, é Secretário Geral do PT/MA

3 comentários:

Anônimo disse...

ESSE MARCIO JARDIM É UM PILANTRA,OPORTUNISTA,TÁ MAIS É DEFENDENDO O SEU.fORA CORRUPTO!

Anônimo disse...

ISSO MESMO MARCIO,COLOCA ESSES SEM MORAL NO LUGAR DELES,SÃO O QUE EXISTE DE PIOR NO JORNALISMO DO MARANHÃO,O QUE DE MAIS NOJENTO POSSA EXISTIR EM MATÉRIA DE IMPRENSA É ESSA MIRANTE,É MESMO UMA IMPRENSA "MAROM".
NÃO SE DEIXE INTIMIDAR,PORQUE ESSES DA MIRANTE E SEUS SEGUIDORES SÃO TODOS FROUXOS MESMO...CACHORO QUE LATE,NÃO MORDE !
VAMOS EM FRENTE MARCIO...ESTOU COM VC.

Anônimo disse...

Marcio é um cara que sabe, e conhece politica, fora sarnentos, fora cassadores do voto popular, fora oligarquia ladra!!!