quarta-feira, 22 de abril de 2009

PT-MA suspende filiação de José Antonio Heluy e proibe filiados a terem cargos no governo da oligarquia Sarney

Os jornais O Imparcial e Jornal Pequeno destacam em suas edições de hoje a resolução da Executiva Estadual do PT, aprovada na última segunda-feira, em que proíbe a participação de filiados petistas no governo Roseana Sarney.

A Executiva Estadual também aprovou comissão de ética para José Antonio Heluy, além de suspende imediatamente sua filiação ao PT.

Não é a primeira vez na história do partido que filiados que optam por caminhos próprios e diferentes da orientação das instâncias partidárias são desfiliados. Nesta tema de participar de governos em desacordo com a instância partidária, há os exemplos da ex-prefeita Luíza Erundina (quando foi ser ministra da Adminstração do governo Itamar Franco) e da deputada federal Irma Passoni (também para participar do governo Itamar). Fundador do partido, Francisco Weffort desfiliou-se para ser ministro da Cultura do governo Fernando Hnerique Cardoso. José Antonio Heluy toma o mesmo caminho...

Votaram pela suspensão de José Antonio do PT os dirigentes estaduais do partido: Domingos Dutra-presidente, Terezinha Fernandes-vice-presidente, Marcio Jardim-secretário geral, Ricardo Ferro-tesoureiro, Silvia Pessoa-secretária de organização, Franklin Douglas-secretário de assuntos institucionais, Silvio Bembem-secretário de comunicação, Silvana Brito-secretária de formação, Reinaldo Silva-vogal. Apoiaram a resolução Nonato Júnior "Chocolate" - secretário de combate ao racismo e Meire Ferreira-secretária de mulheres.

Abaixo, a integra da resolução do partido:

PARTIDO DOS TRABALHADORES
EXECUTIVA ESTADUAL DO MARANHÃO


O PARTIDO DOS TRABALHADORES NO MARANHÃO sempre se posicionou em conjunto com os movimentos sociais, urbanos e rurais, pela democratização do Estado, avanço da participação da classe trabalhadora na política e pela defesa do povo maranhense da prática política coronelista, mandonista e oligarca sintetizada no clã Sarney.

O PT sempre colocou suas instâncias partidárias acima dos projetos pessoais ou específicos. É assim desde sua fundação a exemplo da expulsão de parlamentares que desobedeceram a orientação partidária quanto ao Colégio Eleitoral de 1985, o afastamento de filiados do PT por participar de governos sem a autorização do partido e, mais recentemente, a a expulsão de filiados por descumprimento das resoluções aprovadas pelo Diretório Nacional do PT.

A esta opção ideológica, política e histórica o PT do Maranhão deu conseqüência em sua participação nos diversos momentos eleitorais dos quais participou: de 1982 a 2008, SEMPRE COMBATEU A OLIGARQUIA SARNEY.

Em toda a sua história, a instância estadual JAMAIS APROVOU QUALQUER DELIBERAÇÃO POR APROXIMAR-SE OU MUITO MENOS COLIGAR-SE COM O GRUPO SARNEY. Pelo contrário, no momento mais plebiscitário – o segundo turno das eleições de 2006, entre Roseana Sarney e Jackson Lago – o PT DO MARANHÃO aprovou por unanimidade, em reunião de Diretório Estadual, o apoio à Frente de Libertação – Jackson governador.

A participação no governo Jackson Lago foi DELIBERADA NA INSTÂNCIA PARTIDÁRIA por CONSENSO.

Não há, portanto, mudança – em qualquer momento – de posição nas instâncias partidárias acerca do entendimento que o partido tem da política da oligarquia Sarney.

Diante do exposto e:

Considerando que NÃO HÁ DELIBERAÇÃO DA INSTÂNCIA PARTIDÁRIA em aproximar-se ou fazer aliança ou participar do governo de Roseana Sarney;

Considerando que há farto exemplo histórico na vida interna do PT da predominância das deliberações da instância partidária sobre os projetos e posições pessoais, reiteradas deliberações das instâncias nacional e estadual;

A EXECUTIVA ESTADUAL DO PT DO MARANHÃO acolhe a representação dos filiados Carlito Reis, Hildonjackson Dias e Socorro Guterres (membros da Executiva Municipal do PT em São Luís) sobre o caso da participação do filiado José Antonio Heluy, membro da Executiva Estadual do Partido, e delibera, por UNANIMIDADE de seus membros presentes, nos termos do Estatuto do Partido dos Trabalhadores:

1. DESAUTORIZAR a participação de qualquer filiado do PT no governo Roseana Sarney;

2. SUSPENDER IMEDIATAMENTE o filiado José Antonio Heluy de suas funções partidárias;

3. CONSTITUIR COMISSÃO DE ÉTICA para o filiado José Antônio Heluy a fim de instruir processo disciplinar ao referido filiado, garantindo-lhe ampla defesa e contraditório.

São Luís (MA), 20 de abril de 2009.

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO
PARTIDO DOS TRABALHADORES DO MARANHÃO

5 comentários:

Anônimo disse...

O que é isso companheiros, vcs são é um bando de hipócritas, por que não tomaram esta atitude quando ele declarou voto a Roseana em 2006? Isso é ranço de quem perdeu a boquinha...

Anônimo disse...

Ja tava na hora de Zé Mamãe receber uma punição do PT, ele tira onda de petistas mais o que sua família gosta mesmo é da casa grande, e da vida palaciana. Agora a máscara caiu, Os Hiluy estão definitivamente nos braços do Sarney.
Zé Mamãe, vai para o PMDB, vai pro DEMo que o carregue!

Anônimo disse...

para de chorar franklin kepler lago

Anônimo disse...

Pra suspender a filiação dele em 2006 tinham que suspender a de Lula também, então candidato à reeleição.
Fátima Silva

Ex "balaio" disse...

não postaram meu comentário só pq dei uma opinião contra essa atitude.......