sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lago passará a noite no palácio do governo. No sábado, tem plenária geral às 8h


Do saite do G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1089758-5601,00-LAGO+PASSARA+A+NOITE+NO+PALACIO+DO+GOVERNO+DIZ+EXSECRETARIO.html): LAGO PASSARÁ A NOITE NO PALÁCIO DO GOVERNO

O ex-secretário de Comunicação do Maranhão Zeca Pinheiro disse que o ex-governador Jackson Lago, que teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico durante as eleições de 2006, passará a noite desta sexta-feira (17) no Palácio dos Leões, sede do governo.

No sábado (19), às 8h, será realizada uma plenária com líderes de movimentos sociais para que se decida se o ex-governador deixará o local ou não. Em seguida, às 9h, Jackson Lago dará uma entrevista coletiva, informou o ex-secretário.
Nesta sexta, Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada nas eleições, foi empossada como nova governadora. Lago, no entanto, se recusou a sair do palácio. Também nesta sexta, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisou recurso do ex-governador sobre a cassação e manteve a decisão da Justiça Eleitoral.

A defesa de Lago entrou com um novo recurso no STF. A ação uma liminar (decisão provisória) para suspender a execução da ordem do TSE, que além de cassar seu mandato, determinou a imediata posse de Roseana.

"Não há ninguém com intenção de depredar o palácio. A intenção é de marcar o gesto do governador. Os movimentos pediram que ele ficasse para fazer essa reunião com a presença de mais pessoas". Ainda de acordo com Pinheiro, o acesso à sede administrativa e à residência oficial está sendo restrito a pessoas autorizadas.

Do Jornal Nacional: (http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1089947-10406,00-CASSADO+JACKSON+LAGO+SE+RECUSA+A+DEIXAR+O+GOVERNO.html) CASSADO, JACKSON LAGO SE RECUSA A DEIXAR GOVERNO

O estado do Maranhão está vivendo nesta sexta uma situação inusitada. Depois que o Tribunal Superior Eleitoral confirmou na quinta a cassação do mandato de Jackson Lago, do PDT, Roseana Sarney, do PMDB, tomou posse nesta sexta como nova governadora.

Só que Jackson Lago se recusa a deixar o cargo e passou o dia trancado na sede do governo. O repórter Honório Jacometto acompanhou tudo.

Roseana Sarney foi diplomada numa sessão rápida, no Tribunal Regional Eleitoral. Depois, na Assembleia Legislativa, recebeu a faixa de governadora. Durante o discurso, disse o que pretende fazer a partir de agora. "Chego para retomar as obras, recuperar e fazer muito mais".

Roseana assumiu depois que o Tribunal Superior Eleitoral manteve uma decisão de março, quando os ministros votaram pela cassação do mandato de Jackson Lago e do vice dele, Luis Carlos Porto.

Eles foram acusados, pela oposição, de abuso de poder econômico nas eleições de 2006 e de compra de votos.

Nesta sexta, Lago não participou da cerimônia de posse. Depois da decisão do TSE, ele deveria ter deixado imediatamente o cargo. Mas Lago se recusou a deixar o Palácio dos Leões, a sede oficial do governo.

A defesa de Jackson Lago alega que, segundo a constituição estadual, em caso de cassação de mandato na segunda metade do governo, novas eleições deveriam ser convocadas. Na sede do governo, Jackson Lago está acompanhado de amigos e aliados políticos.

O novo secretário de Segurança do estado, nomeado nesta sexta por Roseana Sarney, disse que está analisando toda a situação. Na tarde desta sexta, sem poder entrar no Palácio dos Leões, Roseana despachou em casa. A partir de segunda-feira, se Jackson Lago ainda não tiver saído do Palácio dos Leões, a nova governadora deve trabalhar em outro prédio: o Palácio Henrique de la Rocque.

Nesta sexta, equipes do novo governo foram ao prédio checar a segurança. Roseana Sarney anunciou que, na segunda-feira, além de nomear outros secretários, vai também iniciar uma auditoria nas contas do estado.

Nenhum comentário: