sexta-feira, 17 de abril de 2009

Brasil passa a conhecer golpe que foi dado na Democracia maranhense

Repercurte por todo o País a posição política assumida por Jackson Lago de resistir ao golpe dado por Sarney no TSE. Já foram mais de 40 entrevistas (G1, IG, UOL, TV Record, Ricardo Noblat, Folha de São Paulo, etc). A mídia acordou para o que está acontecendo no Maranhão. Veja o que estão informando alguns veículos de comunicação sobre o caso:

O Estado do São Paulo - Roseana assume, mas Lago recusa-se a deixar palácio Aproximadamente 500 militantes do PDT, alguns ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Via Campesina, denominados de "balaios" (em alusão a um movimento social do Maranhão do século XIX), invadiram a sede do governo do Estado como forma de protesto pela confirmação da cassação de Lago pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ocupação foi comandada pelo próprio Jackson Lago (leia mais aqui)

Revista Época - "Daqui só saiu à força", diz Jackson Lago
“Daqui só saio à força”, disse Jackson Lago, por telefone, ao site de ÉPOCA. O governador cassado decidiu permanecer no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, na expectativa de que o Supremo Tribunal Federal acate algum dos recursos que seus advogados apresentaram esta manhã contra a decisão do TSE. “Vamos resistir para que o Brasil tome conhecimento da violência cometida contra um governo eleito pelo povo, contra a vontade da oligarquia Sarney”, afirmou. Cerca de 200 manifestantes ligados ao MST, além de deputados, prefeitos e líderes políticos ligados a Lago o acompanhavam na sede do governo. (leia mais aqui)

Folha On Line - TRE diploma Roseana Sarney governadora do Maranhão
Lago disse que resistirá o quanto puder no Palácio dos Leões, sede do governo estadual, para mostrar a contrariedade com a decisão do TSE

"Estamos vivendo um momento triste da vida institucional, não só do Estado, mas do país. É uma violência, um desrespeito à vontade da maioria da população. A oligarquia [da família Sarney], com a apoio da elite institucionalizada, resolveu golpear a vontade da maioria da população", disse ele por telefone hoje para a Folha Online.(leia mais aqui)

G1 - Roseana Sarney toma posse no governo do MA, mas Lago diz que não sai

Segundo a assessoria do ex-governador, ele não concorda com a decisão do TSE e afirmou que vai "resistir até quando for possível". Lago aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre recurso protocolado. Jackson Lago considera a cassação inconstitucional, uma vez que, conforme a assessoria, a lei estadual prevê que uma cassação no segundo biênio do mandato seja seguida de nova eleição. (leia mais aqui)

UOL -Jackson Lago diz que só sairá do Palácio dos Leões "pela força"

Do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, Lago conversou por telefone com o UOL Notícias, pouco antes da posse de Roseana na Assembleia. Ele afirmou que não sairá do local até que a cassação do mandato seja julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ou até que a Assembleia Legislativa do Maranhão realize eleições indiretas para substituí-lo. "Daqui só sairemos pela força. Eu permanecerei no palácio até o STF julgar as ações que temos lá ou até a Assembleia Legislativa cumprir a Constituição do Maranhão, que repete a Constituição Nacional, que diz que, havendo vacância no cargo de governador na última metade do governo, a Assembleia deve fazer uma eleição indireta e escolher alguém para completar o mandato", disse Lago. (leia mais aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

INSURREIÇÃO:
de: Penha de Castro.

Se me tiram a comida,
sobrevivo!
Se me tiram a saúde,
Resisto!
Mas,
se me tiram a dignidade,
não sei perdoar, sou insurreição!
Se me dizem que não sou digno de escolher
o meu destino, ainda assim eu sigo,
e para o espanto do tirano,
aquele que tudo tira,
digo:
ESCOLHO SER LIVRE!!!

Anônimo disse...

INSURREIÇÃO:
de: Penha de Castro.

Se me tiram a comida,
sobrevivo!
Se me tiram a saúde,
Resisto!
Mas,
se me tiram a dignidade,
não sei perdoar, sou insurreição!
Se me dizem que não sou digno de escolher
o meu destino, ainda assim eu sigo,
e para o espanto do tirano,
aquele que tudo tira,
digo:
ESCOLHO SER LIVRE!!!

Anônimo disse...

Quero tirar um dúvida, aqui no Rio Grande do Sul, alguns Prefeitos foram cassados e tiveram que fazer nova eleição, esta regra também não caberia para esta situação do Governador Lago.

Ademir Martins Lopes
email amartinslopes@pop.com.br