sexta-feira, 24 de abril de 2009

No aniversário de Sarney, o primeiro escândalo do governo Roseana


O governo Roseana Sarney inicia sem começar... é o que revela a (mal concluída) composição de seu secretariado.

Para quem estava se preparando desde de dezembro para assumir o governo e, uma semana depois de empossada (05 meses depois, em abril), sequer consegue nomear todos os seus secretários e, quando nomeia, não traz de volta o seu exemplo maior de administração - as "gerências" - mostra que os seus governos anteriores (1995-2002) foram nada mais, nada menos, que uma peça de marketing.

E o seu atual governo - evidencia o secretariado - não tem projeto algum para o Maranhão. Mais ainda, ao extinguir a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR) e nomear Paulinha Lobão para a secretaria da Mulher, simboliza o desprezo pelas agendas dos movimentos sociais, especialmente o das mulheres e o movimento negro e quilombola. É como se fosse um ato de vingança - e olha que ela discursou que o seu governo não perseguiria ninguém! - contra estes dois movimentos que lideraram o Movimento Balaiada pela Democracia.

Mas o modos operandi da oligarquia não poderia deixar de ter um escândalo, uma apropriação privada do bem público. A surpresa é que isto acontecesse tão rápido. O secretariado ainda não está montado, mas o primeiro ato de patrimonialismo e corrupção já está anunciado!

É o que mostra o artigo de Haroldo Saboia publicado no Jornal Pequeno e Ecos das Lutas de hoje. Leia abaixo.

No dia do aniversário do pai (hoje-24 de abril), que completa 79 anos, eis o presente da filha: um viva cidadão no Jaracty do do pai e do maridão! Confira o artigo de Haroldo Saboia.



A GOVERNADORA DE PROVETA
E A MUTRETA DO JARACATI

Por Haroldo Saboia

O anúncio do secretariado não surpreendeu. Nada mais natural que uma governadora de proveta, fertilizada in vitro no TSE, à temperatura de zero grau, escolhesse os auxiliares que escolheu. Revelou ter aprendido com sua própria experiência: deixou o primeiro marido, Jorge, fora do governo; mantendo-o responsável por oxigenar a empresa do casal, espiando bem as gavetas da Lunus, não permitindo que valores, sobretudo em espécie, se deixem lá acumular, como por geração espontânea.

Previdente, logo na primeira cartada, designou o seu primeiro cunhado, Ricardo, para a missão de carbonizar a Saúde. A rigor, pela liderança e competência reveladas na Gerência Metropolitana, poderia tê-lo apontado capitão do time por representar, como nenhum outro, o melhor perfil da equipe. Se estiverem a faltar-lhe títulos acadêmicos (destarte como a ela própria), abundam-lhe experiência, destreza e o atrevimento típico dos provisionados. Tudo, portando, como em um carteado entre amigos: cada carta em seu lugar, cada jogador apto a ler nos olhos o pensamento do parceiro.

A notícia que causou, todavia, impacto maior não estava na mesa de jogo, nem na primeira ou nas páginas políticas do jornal ou do blogue familiar. Tampouco no seu lugar devido, a página policial. Não, o fato mais representativo do modo sarney-murad de governar estava lá, sorrateiro, na Coluna ESTADO ECONOMICO, página 13:

VIVA CIDADÃO Ainda falando do Jaracati Shopping, no mês de junho será inaugurada no local uma unidade do Viva Cidadão, que ocupará uma área de 350 m², e prestará diversos serviços à população, como emissão de carteiras de identidade e de trabalho, atendimento bancário, do INSS, DETRAN, CAEMA, PROCON, entre outros.” (OEMA, 19/04/2009).

Em outras palavras:

· Na quinta, 16, o TSE promove o “golpe de estado pela via judiciária” e determina o afastamento do governador legitimamente eleito, Dr. Jackson Lago;
· Na sexta, 17, desconfortável, a Assembléia dá posse à governadora e ao vice, derrotados em 2006;
· No sábado, antes mesmo de escolher seus notáveis e conhecidíssimos secretários, a governadora de proveta - pelo que a seqüência sugere - já decide promover a MUTRETA DO JARACATI;
· Como posso comprovar? Com a nota reproduzida acima, publicada no domingo pelo jornal da família Sarney.

Sem dúvida, as instalações do Shopping do Cidadão, na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração, já não comportam o grande fluxo de homens e mulheres que dia após dia buscam tão importantes serviços. O que fazer, então? Ampliar o atendimento, promover sua descentralização, pela construção de novos pontos ou unidades de atendimento. A descentralização dos serviços públicos, levando-os mais próximo do local de moradia, é uma questão de respeito à população. E São Luis, sabemos, não é somente o seu Centro Histórico.

Por que não construir (e o mais breve) dois, três ou quatro novos centros de prestação de serviços à cidadania. Onde? Por exemplo, na COHAB, na Cidade Operária, na área do Itaqui – Bacanga, no circuito Maracanã – Estiva?

Se não for possível construir, de pronto, dois ou três, comecemos por construir o primeiro. Desde que na vizinhança de um Terminal de Integração já em funcionamento: como o da COHAB ou o da Cidade Operária. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é situá-lo no Shopping Jaracati - cujas instalações não foram construídas com tal objetivo. E, o que é mais grave, a menos de dois quilômetros da do Shopping da Praia Grande, no Centro da Cidade.

Pelo visto, a governadora de proveta Roseana Sarney Murad não quer facilitar a vida da população. Desconhece os ensinamentos do Milton Nascimento de que “o artista tem que ir é onde o povo está”, e os serviços públicos ao local de moradia da população.

A descentralização dos serviços públicos promove, simultaneamente, a desconcentração urbana, pois favorece a criação de novos pólos de prestação de serviços. O centro da cidade passa a ser progressivamente menos solicitado no momento em que cada bairro possa disponibilizar o produto ou o serviço que a população necessita.

Nesse contexto, é inconcebível fazer instalar em um local sem grande densidade populacional, sem maior fluxo de pessoas, sem uma ampla e diversificada malha de transporte público, uma unidade de atendimento tipo o Viva Praia Grande. Qual seria então a causa determinante da escolha por Roseana do Shopping Jaracati com todos os transtornos que inevitavelmente serão causados à população?

É inacreditável! Fiquei estarrecido quando percebi a MUTRETA DO JARACATI.

A primeira coisa que pensei foi em um Conto Infantil cujo enredo se desenvolvesse em torno de um aniversário de uma menina mimada. Entoado o Parabéns a Você, cortado o bolo, todos reclamam:

“- E pra quem vai o primeiro pedaço? - Pra Sarney, meu pai, e Jorginho, meu marido...!”
E o Vivaaaaaa!... foi geral. O conto de fada virou uma novela de horror.

E o primeiro ato da Roseana Sarney Murad, antes mesmo de dar posse a seu secretariado, foi determinar – pasmem - que fosse celebrado pelo Estado contrato de locação com José Sarney, seu pai, e Jorge Murad, seu marido, co-proprietários, e doravante felizes locadores de 350 metros quadrados do Shopping Jaracati.

Antes, há cerca de um ano, o velho Sarney praticamente impôs, com sua força política, a transferência da agência da CEF (sem que seus clientes tivessem o direito de dar qualquer opinião) do térreo do Shopping São Luis para esse seu ponto comercial.

Qual o valor do aluguel? Será maior ou menor que o contratado pela Caixa Econômica Federal? Pouco importa. O valor do aluguel, na realidade, conta pouco. O que vale, em negócios dessa natureza é levar para um novo Centro Comercial as chamadas âncoras, estabelecimentos que por sua posição no mercado atraem um público cada vez maior: supermercados, casas lotéricas, agências bancárias, agências da Empresa de Correios já são considerados excelentes.

O que dizer de um Viva Cidadão com todos os serviços que oferece? Que grande mutreta da governadora de proveta! São coisas dos sarney-murads...

Enquanto isso, um menino-quase-adolescente, no sinal em frente, cheira cola e entoa a cantiga que Cesar Teixeira nos ensinou:

“Tiro da lata de lixo o meu título de cidadão./Meu dedo pelo sapato furado espia a Nação./...
... Morro e não peço socorro,/ debaixo da ponte é meu lar, doce lar.//...
.. ./O quê que há? O lixo é nosso,/Pega a lata e come! O lixo é nosso!”

5 comentários:

Anônimo disse...

antes da agencia da Caixa Economica o Senador
Sarney "conseguiu" alugar um espaço também para os Correios;é mole?

Unknown disse...

Serei leitor assíduo deste blog. Já o indiquei aos meus leitores e reproduzi esta notícia no meu espaço.

Unknown disse...

Bacana este blog, vou ler sempre, já reproduzi esta notícia no meu espaço.

Valter Oliveira Moura disse...

E vc viu quem foi escalado para defender Roseana, Sarney e o Shopping ? O tal blogueiro que se diz "independente" !!!
Nem os blogueiros miranteanos, que pelo menos assumem de que lado estão, ousaram tocar no assunto.
Mas o tal blogueiro marrom apresentou até documentos fornecidos obviamente ou pelo governo Roseana ou pelo síndico do shopping do Sarney.
Será que ele ainda não percebeu que a máscara caiu faz tempo ?!

PAULO disse...

Esta Altarquia Roseana eh uma Caminhão Carregado de MUTRETAS !!!!